quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Devo responder a todos os emails?

Esse é um assunto amplo, mas que gostaria de abordar um aspecto, ao menos aquele referente ao nosso mundo corporativo. Recebo muitos emails, com CVs, sem CVs, com pedido, com agradecimento, indicacao, etc. Bem, eu e a torcida do Corinthians, recebemos muitos emails. O ponto aqui é: devo responder a todos? A pergunta faz sentido, pois no mundo em que vivemos, recebemos centenas de emails todos os dias e a dinâmica das empresas, de viagens, reuniões internas, externas, treinamentos, almoços, jantares, e até almoco (sim, ainda tem gente que almoça), não sobra tempo para responder a todos. Ai vem a dúvida, quais emails responder. Neste momento vou focar um pouco mais, vou focar nos emails externos à sua empresa, pois os internos há um protocolo específico a ser seguido. E ainda mais, vou excetuar tambem as malas diretas (solicitadas ou não).
Colocado esse contexto, respondo a questão do título deste post: Acredito que devamos sim responder aos emails externos, ainda que seja pedindo emprego, e você não tem esse emprego ou não tenha idéia se haverá, ou ainda, não saiba se estará empregado daqui X dias. E aqui com algumas ressalvas e protocolos: responda no seu tempo, de acordo com suas prioridades, da forma mais honesta possivel (exemplo: Fulano, recebi e agradeco seu email ou Fulano, obrigado ou Fulano, valeu! ou Fulano, encaminhei ao RH ou Beltrano, ligue para o PABX...). A situação fica ainda pior quando a pessoa que lhe envia o email é algum conhecido seu ou amigo, e você não retorna nada a ele. Apenas "cai no buraco negro" e nunca mais o remetente, e talvez ex-amigo, recebe um retorno. Isso é muito ruim. Digo isso pois escuto frequentemente essa reclamação, de gente buscando emprego dizerem que se decepcionaram com o Fulano (Nome e Sobrenome), pois "o considerava muito e ele nem retornou". Pode ser ainda pior: "tudo bem, uma hora a coisa vira e ele vai ver só, quando ele precisar de algo".
Pessoalmente, procuro, cedo ou tarde, responder a todos os emails, mas as vezes ocorrem falhas, e as vezes com os provedores de emails e o email simplesmente não chega.
Enfim, o que eu quero aqui é que se crie um protocolo de atenção, respeito e agradecimento, que é basico não apenas no mundo dos emails, mas no mundo do relacionamento dos seres humanos, ditos, evoluidos e bem educados. Aos demais, não se aplica nada do que aqui foi apresentado e sugerido.
Abracos
Celso

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