quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SMS: "Me manda uma lista de headhunters"

A frase acima foi dita por um amigo de longa data... ele simplesmente me enviou um SMS pedindo algo do tipo: " Celso, por favor, me mande uma lista dos headhunters". Bem, algumas considerações: eu o conheco há muitos anos e somos bem amigos. Dito isso, posso dizer que o conheco bem, e portanto, e aqui vai o seu perfil: muito ansioso, muito agressivo profissionalmente, da área de vendas, vende muito bem e oscila entre muita motivação e depois quase a depressão... e quando está em "baixa" ele quer mudar de emprego... e ai, tem uns lampejos de "quero sair de lá", "não aguento mais", e por ai a fora...Foi num desses momentos em que ele me enviou o pedido: "...Me mande uma lista de headhunters..."

Bem, minha análise é a seguinte: não adianta pegar uma lista de headhunters, e enviar o CV para quem não lhe conhece ou foi indicado. Digo não adianta, no sentido de não é produtivo (o retorno é muito baixo), pois a chance de um HH ter um projeto com o seu perfil é baixa, além de muitas vezes jogar "contra", isto é, dependendo do nével e situação, pode pegar mal. Então, voce pode me perguntar, "não é conveniente mandar CV a quem não te conhece?" Não, não é. Envie seu CV apenas para quem lhe conhece ou através de uma pessoa em comum.

Queria apenas ilustrar como fazer e o principal: não adianta se desesperar, enviar 1M de CVs. É melhor enviar menos mas para um canal mais qualificado, como na seguinte analogia : se o seu produto é de nicho, entre pagar o custo de uma TV Globo no horário nobre vale mais (price x performance) efetuar um anuncio da MTV em um horário específico. É mais barato e mais efetivo.

Abracos
Celso
www.dnahunter.com.br

(PS: A proposito... não tenho essa lista de headhunters, ok?)

3 comentários:

  1. Celso, bela abordagem nos textos! Parabens pela iniciativa e empenho.

    Um abraço,

    Sergio Lagoa

    ResponderExcluir
  2. Celso, procurando algumas informações sobre recolocação, acabei caindo no blog, gostei do conteúdo e das dicas, só fiquei curioso em um ponto que me pareceu contraditório, se por um lado a recomendação é não mande CV para quem vc não conhece, por outro lado a grande maioria de empresas que atuam em executive search, publica as vagas e capta os CV´s ... no caso, vc não recomendaria postar o CV para essas vagas? ou mesmo das áreas de carreira das empresas?

    grato,

    Juan Chen

    ResponderExcluir
  3. Ola' Celso, estava enviando um mail para voce no Linkedin, quando li esta' materia. Muito bom, agora vou procurar o pessoal relacionado com o meu nicho no mercado. Forte abraco.

    ResponderExcluir